quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Aula com material digital

Autor e Co-autor(es)
Autor Geane Teixeira
Tocantins – Diretoria Regional de Ensino de Araguaína

Lições de Descrição
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 3º ciclo Língua Portuguesa Descrição: leitura e produção de textos através de imagens
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
- Descrever diferentes tipos de imagens;
- Interpretar diferentes tipos de imagens;
- Traduzir com palavras aquilo que se viu ou observou;
- Representar, por meio de palavras, um objeto, uma imagem;
- Interagir e redigir e criticar.
Duração das atividades
3 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
- Habilidade básica de leitura;
- Interpretação e redação
Estratégias e recursos da aula
As estratégias utilizadas nessa aula serão:
- Uso de multimídias da Internet;
- DVD TVescola volume III – Língua Portuguesa
- Material de Uso Diário;
- Trabalhos em grupos;
- Trabalhos individuais.




ATIVIDADES



ATIVIDADE I –
Esta aula terá como primeira atividade o texto em folha para explanação do conceito de redação descritiva: traduzir com palavras aquilo que se viu ou observou; representar por meio de palavras, um objeto, uma imagem; É uma sequência de aspectos: formas, tamanho, quantidade, matriz, etc.;
Na sala de aula o(a) professor(a) deverá explicar aos alunos o que eles irão fazer: pesquisar e ver a diferentes imagens ao vídeo seguindo os endereços sugeridos e assistir ao vídeo.
A leitura poderá ser feita individualmente ou dependendo do tamanho da turma e número de computadores poderá ser desenvolvida em duplas.
Em seguida divida os alunos em grupos para que, após a leitura, façam a descrição das imagens pesquisadas.

Trazer imagem de uma fotografia, porém, tornando vivo os “pormenores”;
Não é saber enumerar detalhes, mas transmitir sensações fortes;
Na descrição o ser, o objeto ou o ambiente são mais importantes, ocupando lugar de destaque na frase o substantivo (que designa o mundo do ser), e o adjetivo (que designa o mundo das qualidades do ser).

Tipos de descrição

DENOTATIVA: quando a linguagem representativa do objeto é objetiva, clara, direta, sem metáforas ou outras figuras literárias; as palavras são tomadas no seu sentido de dicionário, único.


CONOTATIVA: É a descrição literária, onde as palavras são tomadas em sentido simbólico. Pretende tratar a realidade. Uma supra-realidade.



http://tiposderedacao.blogspot.com/2009/10/redacao-descritiva.html
http://sitededicas.uol.com.br/projetos.htm


ATIVIDADE II –
Agora, oriente os alunos para que acessem os endereços eletrônicos abaixo e vejam imagens e assistam aos vídeos disponíveis nesses endereços eletrônicos:

http://www.google.com.br/images
www.youtube.com/tvescola
http://tiposderedacao.blogspot.com
http://professora-geanee.blogspot.com/


ATIVIDADE III -
Após eles verem as imagens e assistirem aos vídeos reúna- os em duplas e oriente-os para que façam uma reflexão com o(a) colega de turma. Oriente-os para que discutam sobre o conteúdo das imagens dos vídeos.
Na sequência o professor fará questionamentos aos alunos para que reflitam sobre o que leram e o que assistiram.
Em seguida estão algumas sugestões de questionamentos. Você está livre para criar outros, conforme a situação, ou conforme a turma: As imagens condizem com o texto? A linguagem presente no texto é uma linguagem figurada?

ATIVIDADE IV –
Ainda no Laboratório de Informática, questione os alunos sobre o que é uma boa redação?
Deixe uns minutos para que discutam em duplas. Depois, oralmente, as duplas deverão expor ao grupo, o resultado de sua discussão.
Depois de concluída a atividade apresente-lhes os sites incluídos abaixo para que possam pesquisar sobre o que é uma boa redação.

http://www.portrasdasletras.com.b r/pdtl2/sub.php?op=corrigir/docs/cap6 http://www.universia.com.br/materia/materia.jsp?materia=14581
Professor, o objetivo destas atividades listadas acima é o de oportunizar aos estudantes o contato com outros tipos de textos, a consulta a opiniões de outros professores e profissionais da educação sobre a escrita da redação. É necessário que depois das consultas realizadas pelos alunos sobre as características de uma boa redação eles sejam instigados a sintetizá-las, individualmente, para posterior elaboração de uma redação. Cada aluno deve criar um guia, uma espécie de lista fundamental para guiar a realização de uma boa redação.
ATIVIDADE V–
Professor, depois de pesquisar, e elaborar uma lista de pontos necessários para a elaboração de uma redação, sugere-se que os alunos sejam distribuídos em forma de círculo a fim de que cada um exponha o que considera mais importante na sua lista/esquema.
Você, professor, poderá interferir explicando e ampliando aquilo que os alunos estarão expondo.
ATIVIDADE VI
Agora cada estudante criará sua própria redação abordando a imagem escolhida por ele, obedecendo principalmente a utilização da norma culta da Língua Portuguesa.
Recursos Complementares
Blog:
http://www.tudosobreredacao.blogspot.com/
http://www.soportugues.com.br/

Avaliação
A avaliação se dará de forma coletiva em todos os momentos em que os alunos estiverem participando das discussões propostas e individualmente por meio da produção das atividades escritas ou quando solicitada a exposição individual de uma descrição.
A segunda etapa da avaliação se dará pela leitura (feita pelo professor) dos textos produzidos pelos alunos, conforme critérios adotados para a correção das redações: em insuficiente: se o texto do aluno não estiver de acordo com aquilo que foi visto nas atividades propostas; satisfatória: se o texto produzido estiver de acordo com o que foi trabalhado, porém não tenha descrições bem estruturados e mais que satisfatória: se o texto produzido estiver de acordo com a norma culta da língua, tiver seguido todos os passos de elaboração de uma boa redação....
Mas para não ficar na mão, deve-se estudar bastante as regras de gramática. E o mais importante: treinar, e treinar muito! Para isso, entre em sites relacionados ao vestibular como WWW.vestibular1.com.br; WWW.uolvestibular.com.br entre outros, e pegue os temas dos vestibulares das principais faculdades do Brasil. Faça, leve para um professor de português ou redação corrigir e tire todas suas dúvidas. Boa sorte!
http://www.blogers.com.br/modelo-de-redacao-de-vestibular/
Geane

Nenhum comentário:

Postar um comentário