Pensando sobre possíveis mudanças
Nós vivemos cercados de mídias a todo o tempo. E na escola está entrando gradativamente pelos alunos (trocam informações entre eles através de PCs, jogos, celular), por algumas escolas, pelos professores considerados “antenados”. O professor não pode só dar a sua aula, repassar as informações e explicações. Ele deve aprender a utilizar os recursos tecnológicos não só como mais um recurso para incrementar a aula, mas sim para fazer o uso de uma forte ferramenta que possa enriquecer a aula. A escola com o professor deve preparar para lidarem com as tecnologias de hoje. É preciso que professor e escola se reconstruam nessa jornada. Há grandes estudiosos que já orientam esse novo fazer pedagógico.
Segundo Pedro Demo “Para mim, essa grande mudança começa com o professor. Temos que cuidar do professor, porque todas essas mudanças só entram bem na escola se entrarem pelo professor – ele é a figura fundamental. Não há como substituir o professor. Ele é a tecnologia das tecnologias e deve se portar como tal.”
Em direção à meta de educar para a vida e para a cidadania, as TICs podem ser utilizadas para acelerar o desenvolvimento . Os novos rumos da Educação exigem que o educando seja capaz de construir o próprio conhecimento e as tecnologias vem ao encontro para realização desse objetivo. Elas podem propiciar melhor equilíbrio entre as polaridades sociais. Promover um ensino que aproxime o aluno do mundo exterior à escola e prepará-lo para enfrentar situações nessa nova configuração social. O aluno não é mais instruído, ensinado somente, mas é o construtor do seu próprio conhecimento.
Assim, não só a escola ou o aluno será beneficiado, mas toda a sociedade.
Geane
Nenhum comentário:
Postar um comentário